São bernardo



O são bernardo tem um jeitão imponente e ainda carrega uma expressão um tanto marrenta. Não é à toa que é descrito como um cachorro muito poderoso. Mas por trás de toda essa pompa, há um bicho de estimação carinhoso, sereno e amigável. No fundo, é daqueles que só têm tamanho para guardar um coração enorme. Admiravelmente devoto de sua família, faz de tudo para que todos estejam felizes e protegidos. Por isso, é um ótimo cão de guarda. Do mesmo modo, há quem afirme que o cachorro são bernardo é uma perfeita babá, por ser muito paciente com a criançada. O fato é que esse peludo carrega inúmeras habilidades para agradar e conquistar toda a família. Quer apostar?


Origem: Suíça


Peso


Fêmea: 54kg-63,5kg

Macho: 63,5kg-81,6kg

Altura


Fêmea: 66cm-71cm

Macho: 71cm-76cm

Expectativa de vida: 8-10 anos


História


O são bernardo carrega uma história que atravessa séculos e que explica suas principais características. Acredita-se que a raça seja resultado do cruzamento entre os cães nativos dos Alpes e os cães do tipo Mastim, trazidos pelo exército romano. Assim, surgia um cachorro gigante, peludo, forte e resistente, capaz de enfrentar o frio e a neve. Inicialmente, eram usados como cães de guarda e até cães de trenó. No entanto, mais tarde, os monges descobriram outras aptidões caninas. É aí que a história do são bernardo cachorro se entrelaça com o trabalho dos monges no alto das montanhas.


O cão salvador


No ano de 1050, o monge Bernard de Menthone estabeleceu um hospício no alto dos Alpes. O local foi construído para ajudar peregrinos a fazer a travessia da Suíça para Roma. Como a passagem era bastante traiçoeira e perigosa, localizada a cerca de 8.000 pés acima do nível do mar, por vezes, pessoas desafortunadas se deparavam com a impossibilidade de concluir o trajeto. Em vista dessa dificuldade, durante anos, os monges se empenharam em fazer com que a raça são bernardo prosperasse.


É um herói!


Eis que o peludo mostrou que o trabalho e o cuidado habitam a sua natureza animal. Os cachorros são bernardo se tornaram poderosos, aptos para encontrar e resgatar viajantes. Tamanha competência é admirada por sua incrível capacidade de sentir o cheiro, mesmo de pessoas soterradas sob muita neve. Os ouvidos também são extremamente sensíveis, com um incrível poder de ouvir sons de baixa frequência. Na prática, isso faz da raça são bernardo mais precisa do que qualquer meteorologista quando o assunto é prever tempestades e avalanches.


Todo esse empenho e habilidade da raça são bernardo possibilitaram que milhares de pessoas pudessem ser salvas e encontradas. Por isso, o cachorro são bernardo tem preço inestimável na história e no orgulho suíços.


Características


O cachorro são bernardo tem uma figura poderosa e imponente. E não é para menos, já que seu tamanho gigante e músculos espalhados por todo o corpo demonstram por si só sua força. Para completar, a sua expressão costuma ser interpretada como brava ou severa. Mas tudo isso é apenas aparência. Por dentro, há um bicho de estimação amigável, muito afetuoso e tranquilo.


Um gigante gentil e versátil


A real grandeza do são bernardo reside em sua natureza bem-humorada e bastante gentil. E para surpresa de muitos, a raça possui uma grande sensibilidade, apego a família e lealdade extrema. Esse peludo adora estar perto dos seus humanos e ama agradá-los – o que ajuda bastante nos treinamentos. Pode até ser um pouco teimoso, mas é também inteligente e obediente. Todavia, é preciso ensinar o filhote de bernardo desde pequeno, caso contrário, é ele quem te levará para passear e ditará as regras da casa!


Outra característica interessante é que como pet, o são bernardo se tornou um ótimo cão de guarda. Esse cachorro já tinha essa função nos primórdios, por isso, proteger o território está intrínseco em sua personalidade. O faro e os ouvidos aguçados o mantêm sempre atento a qualquer movimentação suspeita. Isso sem falar no seu enorme tamanho, força e coragem para afastar todo mal.


Cores da raça


De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia, o são bernardo tem o branco como cor principal. Também apresenta manchas vermelho-claras maiores ou menores, ou um contínuo manto vermelho claro a escuro cobrindo o dorso e flancos, ou com um manto falho castanho avermelhado. Uma cor rajada castanho avermelhada é permitida, enquanto o amarelo acastanhado é tolerado.


E todos os cachorros dessa raça devem ter marcações brancas obrigatórias no peito, patas, ponta da cauda, faixa do focinho, listra na cabeça e mancha no pescoço. Também são esperadas marcas de colarinho branco e máscara escura simétrica.


Temperamento do são bernardo


O são bernardo tem um temperamento surpreendentemente calmo, paciente e muito bondoso. É como se fosse um ursão de pelúcia que você abraça, apoia a cabeça e acaricia enquanto ele está esparramado no chão adorando o carinho. Entretanto, para assegurar essa tranquilidade, é importante prover exercícios físicos e muito treinamento.


Essa raça adora pular nas pessoas para expressar o seu afeto. O abraço é fofo, porém seu peso e seu tamanho podem machucar alguém sem querer. Portanto, o filhote de são bernardo deve ser orientado a não ter esse tipo de atitude. E como são eternas crianças e demoram para amadurecer mentalmente, é preciso uma dose de paciência.


O são bernardo com crianças, com estranhos e com outros animais


O cachorro são bernardo é bondoso, protetor e calmo. Esses atributos fazem dele um excelente parceiro das crianças. Como são extremamente gentis e amigáveis com os pequenos, muitas vezes atuam como babá, cuidando da molecada. Outra virtude que o faz se dar tão bem com a criançada é o seu nível de paciência.


Por essa mesma razão, o são bernardo é cachorro para acompanhar idosos também. Aliás, a verdade é que essa raça se dá bem com todo mundo! Com treinamento e sociabilidade, o filhote de são bernardo logo se tornará amigo de outros cães e animais da casa. Também poderá receber muito bem as suas visitas.


O são bernardo late muito?


O são bernardo late o mínimo possível. É uma ótima raça para quem quer pets silenciosos. Esses cachorros latem somente quando necessário, por proteção, aviso, medo, ou por atenção. Entretanto, por serem ansiosos, também latem por tédio, saudação, carência e ansiedade de separação.


A raça é destruidora?


A raça são bernardo é bastante tranquila no geral. Mas precisamos ser francos, esse cachorro possui algumas características potenciais para destruir uma casa: o tamanho gigante, força, teimosia e ansiedade.


A boa notícia é que é a natureza do cachorro são bernardo é calma e gentil. Portanto, o jeito é investir nos pontos positivos. Logo, treinamentos e repetições são imprescindíveis. E essa aposta é certeira, uma vez que são bernardo é um cachorro bastante obediente e adora agradar o seu tutor. Outra medida é garantir o nível de exercícios físicos indicado para que não fiquem entediados. No caso da ansiedade de separação, aprenda a lidar com a questão neste post aqui!


O são bernardo é agitado?


O cachorro da raça são bernardo tem personalidade serena. Por isso, não é classificado como agitado. No entanto, ainda assim é um cão gigante. Logo, possui muita energia, que precisa ser gasta. Além disso, embora sejam calmos e quietos, necessitam de espaço.


Cuidados


O são bernardo é cachorro para ser criado com muito amor e carinho, pois é companheiro e amigável. Mas, quem quer ter essa raça em casa deve estar ciente de que suas patas têm um incrível poder de deixar rastros de sujeira. Ou então, seus pelos e sua baba é que indicarão por onde o cachorro são bernardo passou. Também é importante estar preparado para gastar energia com esse peludo. E não é só em passeios, mas com brincadeiras em casa para complementar. Por isso, residências grandes são as mais recomendadas para esse cachorro. Por ser gigante, seu corpo pode, sem querer, derrubar objetos ao caminhar.


Banho

O banho deve ser providenciado sempre que preciso. Entretanto, o xampu pode remover o revestimento oleoso natural da raça são bernardo. Portanto, use produtos neutros e específicos para cães.


Escovação


O são bernardo cachorro precisa de escovação semanal. Mais do que manter a boa aparência, isso ajuda a mantê-lo limpo, removendo impurezas grudadas em seu corpo, bem como os pelos soltos. Cuide também dos emaranhados e nós com uma escova ou pente de metal.


Olhos


Os olhos do são bernardo costumam expelir uma secreção que pode causar irritação. Portanto, procure manter essa região limpa.


Saúde


Além de ser muito calmo e feliz, o são bernardo tem saúde de ferro. Mas é preciso salientar que ele não suporta o calor e isso pode causar diversos transtornos. Por ter um espesso casaco de pelo, se adapta melhor em regiões mais frias e de climas mais amenos. E como qualquer outro cão, a raça são bernardo está suscetível a encarar algumas dificuldades ao longo da vida.


  • Estômago: cachorros de grande porte costumam ter mais chances de desenvolver a síndrome da dilatação volvo gástrica (conhecida como GDV – sigla em inglês), que provoca uma espécie de torção no estômago. A doença é grave e pode ser fatal caso não tenha tratamento adequado.

  • Quadril: a displasia do quadril é uma doença hereditária que provoca a má formação das articulações do quadril. O problema pode se apresentar em qualquer momento da vida e precisa de cuidado. Além de dor, a patologia tende a piorar com a idade, originando artrite e até a perda da mobilidade do animal.

  • Cotovelo: a displasia do cotovelo também é uma doença hereditária que gera má formação na cartilagem ou nos ossos da articulação. O problema causa dores, que podem se tornar crônicas e desenvolver a artrite. A qualidade de vida do animal fica bastante comprometida por conta de inchaço e dificuldade de mobilidade.


Nível de exercícios do são bernardo


O cachorro são bernardo é uma raça grande e imponente, porém, a sua necessidade de atividades físicas é classificada como moderada. Uma longa caminhada ou cerca de meia hora de brincadeira por dia deve ser o suficiente para manter o seu pet feliz e saudável.


Porém, vale salientar que essa raça tem a tendência de ficar obesa. E por isso, é recomendado aumentar o tempo e a frequência dos exercícios caso seja necessário para ajudar a manter o peso do animal. Outro ponto importante para observar é o seu nível de tédio. Se o cachorro ainda possui muita energia a ser gasta, é importante incluir mais passeios ou atividades. E acredite, essa medida protege a mobília e os objetos da casa!


Preço


Se você já está sonhando em ter um filhote de são bernardo em casa, já deve estar digitando no buscador “cachorro são bernardo preço”, não é mesmo? Para te ajudar, nós respondemos essa pergunta: o preço pode variar de R$ 1.000 a R$ 7.000 — o valor foi calculado com base no preço de filhotes da raça nos principais sites de venda do país.


Antes de decidir comprar um cachorro, lembre-se que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs à procura de uma família amorosa. Adotar é tudo de bom!


Curiosidades


Salva-vidas


De acordo com a American Kennel Club, estima-se que o inestimável trabalho do são bernardo salvou cerca de 2.000 vidas durante três séculos. Ao mesmo tempo, encontrou milhares de corpos e possibilitou um funeral digno para essas pessoas.


Resgate


Diz a lenda que os são bernardos carregavam barris de conhaque em volta do pescoço para aquecer as pessoas soterradas pela nevasca. No entanto, isso é apenas uma lenda. Na verdade, os cães se deitavam sobre a pessoa para que seu corpo e seu pelo atuassem como um cobertor. Assim, mantinham o sobrevivente aquecido na tentativa de salvá-lo do frio. Como trabalhavam em equipe, os outros cachorros se encarregavam de buscar ajuda e concluir o resgate.


Cinema


O são bernardo ficou muito conhecido com a exibição do filme Beethoven, o Magnífico (1992). O cachorro encantou o público e fez crescer a sua popularidade. Tamanho sucesso fez com a que a indústria cinematográfica repetisse a dose algumas vezes. Eis então, que a raça estrelava Beethoven 2 (1993), Beethoven 3 – Uma Família em Apuros (2000), Beethoven 4 (2001), Beethoven 5 (2003), Beethoven: A Corrida para a Fama (2008) e Beethoven – Aventura de Natal (2011).



Fonte: São bernardo. DogHero. Disponível em: <https://love.doghero.com.br/racas/sao-bernardo/>.


Nossas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

Endereço

Rua Albion, 632 

Lapa​​, São Paulo

CEP 05077-130

Contato

(11) 3462-8243

sac@petstick.com.br

Funcionamento

Segunda a sexta das 8h as 17h

By Amanda Belucio Godoi

Gtrade Importação e Comércio LTDA. | CNPJ: 16.800.676/0001-08