Samoieda



Amigável, gentil e vigoroso, o samoieda é o tipo de bicho de estimação que preenche todos os espaços da sua casa e do seu coração. Isso porque o samoieda filhote entra em sua vida e começa a te conquistar com a sua fofura e seu jeito brincalhão. Pode ser um pouco teimoso, mas sua inteligência e sua devoção em agradar irão facilitar o treinamento e a convivência. Alguns chamam esses cachorros de samoiedo, samoiede, samoyeda, samoyedo, samaiodo, por seu nome ser um pouco diferente. Mas no fundo, estamos todos falando do mesmo peludo branco cintilante, de sorriso eterno, temperamento dócil e ansioso para te fazer companhia.


Origem: Rússia


Peso

  • Fêmea: 16kg-23kg

  • Macho: 20,5kg-29,5kg

Altura

  • Fêmea: 48cm-53cm

  • Macho: 53cm-58,5cm

Expectativa de vida: 12-14 anos


História


Cão das neves


Figurando entre as raças mais antigas do mundo, o samoieda é quase um parente dos cães primitivos. Esses cachorros foram criados por um povo seminômade, chamado de Samoyede. Portanto, é daí que vem o seu nome. Esse grupo asiático migrou para Sibéria há mais de mil anos, se estabelecendo em uma das cidades mais frias, chamada de Oymyakon. Lá, a raça samoieda se desenvolveu para encarar temperaturas de 60ºC abaixo de zero e ser apta ao trabalho.


Porque enfrentavam um clima gelado e viviam em tendas, os cachorros dormiam junto de seus humanos. De fato, o casaco espesso e peludo proporcionava calor e conforto, aquecendo as pessoas, especialmente as crianças. Isso gerou um forte vínculo entre cachorro e família. Mas seu ofício não parava por aí. Primeiramente, esses peludos eram usados como caçadores de renas, fonte vital de comida, pele e couro.


Posteriormente, foram descobertas outras aptidões do cachorro samoieda além da caça: guarda, pastoreio e puxadores de trenó. Como resultado, o animal passou a zelar pelo acampamento e pastorear as renas. E quando era preciso migrar, ele se encarregava de puxar as pesadas cargas. Assim, a disposição multitarefa da raça samoieda com a cooperação canina-humana foram primordiais para a sobrevivência de ambos.


O samoieda ganha o mundo


Por anos, os nômades cultivaram filhotes de samoieda e desenvolveram a raça com exclusividade. Somente no final do século XVIII, os registros apontam a apresentação desse cachorro a outros povoados. Aventureiros do Ártico conheceram esse incrível peludo e levaram um exemplar à Inglaterra. A rainha Alexandra se encantou com a beleza e a docilidade desse cachorro trabalhador.


Admirada, a realeza promoveu a raça samoieda como cão de companhia e exposição. Assim, os esforços levaram aquele lindo peludo branco aos Estados Unidos. O resultado de tudo isso culminou no reconhecimento do samoieda cachorro, no século XX, pelos americanos e europeus. Então, com o aumento da popularidade, esse queridão de quatro patas conquistou milhares de pessoas mundo afora.


Características


A raça samoieda se destaca entre os cães trabalhadores. Inegavelmente, traz em sua natureza e em seu desenvolvimento aptidões para os mais diversos trabalhos. Pode tanto caçar e pastorear, como ser um ótimo cão de guarda para a sua casa. E se isso não for o suficiente para você tirar o chapéu para o cachorro samoieda, há ainda mais predicados. Coloque na conta a inteligência acima da média canina – o que explica a paixão do samoieda por desafios e aprendizados. Não à toa, é uma raça fácil de ser treinada, com uma incrível capacidade de memorizar comandos. Acrescente também força, resistência e agilidade.


Mas se você ainda não se convenceu, que tal conhecer o lado fofo da raça samoieda? Os registros históricos afirmam que seu modo de pastorear é bastante gentil e respeitoso com os outros animais. Essa gentileza e bondade está presente até hoje. O cachorro samoieda é muito leal à sua família e ama estar perto de seus humanos. E curte se divertir com eles e fazê-los felizes. Afinal, é um cachorro que está sempre sorrindo e pronto para ofertar todo seu amor a você!


Cores da raça samoieda


De acordo com o American Kennel Club, o samoieda deve ser branco puro. Outras variações permitidas são branco e biscoito, creme ou biscoito. A raça samoieda jamais deve dar a impressão de ser bege.


Temperamento da raça samoieda


O samoieda é um cachorro com um ótimo temperamento e muito fácil de lidar. Sua inteligência, adaptabilidade e vontade de servir são atributos perfeitos para o treinamento. Mas é preciso que o samoieda filhote aprenda desde pequeno as regras da casa, truques e comandos. O tutor deve deixar claro quem está no comando e como a obediência do cachorro faz a família feliz. Dessa forma, a alegria será mútua e saudável.


Sempre a trabalho


Além disso, a raça samoieda é muito amigável, aberta e cheia de vida. É aquele cão que chega preenchendo o ambiente com sua animação e bom-humor. Timidez e agressividade não existem em seu dicionário – e essas características não devem ser provocadas ou instigadas. Por isso, o samoieda é bastante sociável, amável e brincalhão.


Mas não pense que esse peludo é só diversão. O samoieda filhote carrega desde a infância até a velhice o seu instinto alerta e protetor. Se sentir alguma ameaça, logo avisará seus humanos. É do tipo que evita brigas e, somente se não tiver outra escolha e em prol de sua família, encara algum adversário. Lembre-se: a violência não é do seu feitio.


O samoieda com crianças, com estranhos e com outros animais


O samoieda adora crianças e a companhia humana. Uma característica muito particular é a sua gentileza com qualquer pessoa, especialmente com a criançada. Brincalhão e enérgico, esse cachorro é perfeito para famílias. E se você for receber visitas em casa, o samoieda cachorro vai amar ter mais gente para brincar. Mas é claro que essa sociabilidade deve ser desenvolvida com treinamentos. Embora seja amigável e afetuoso por natureza, é um animal que precisa conhecer o mundo como todo bom samoieda filhote.


A raça samoieda também muito amigável com outros cachorros, desde que sejam familiarizados e supervisionados no início. O mesmo vale para outros animais. Mas é importante ressaltar que, embora o bom convívio seja possível, o samoieda tem um instinto caçador. Logo, é preciso paciência e treinamento. Em geral, esses cachorros adoram perseguir gatos, pássaros, ratos etc.


A raça samoieda late muito?


Em termos de latido, a raça samoieda encontra-se na média. Latem ocasionalmente. O que é curioso nesses cachorros é que eles são muito “falantes” e expressam livremente a sua opinião. O latido muda conforme seu emocional e sobre o que estão tentando nos dizer. Às vezes, uivam, resmungam, latem em tons diferentes, misturam sons. E acredite: os samoiedas conversam e respondem aos seus questionamentos. Fora isso, as principais razões para latir costumam ser: sinal de proteção, medo, aviso, alerta, chamar atenção, tédio, saudação, alegria ou ansiedade de separação.


A raça samoieda é destruidora?


O samoieda é leal e muito afetuoso. No entanto, esse cachorro tem uma fama de destruidor. O samoieda filhote tem um enorme desejo de mastigar tudo o que vê pela frente. É comum que cresça com essa vontade e esse hábito perdure na vida adulta. Por isso, ensine desde pequeno com muita cortesia e afeto que isso não é legal. Outra razão dessa reputação é porque são muito apegados à família e odeiam ficar sozinhos. Se ficarem por longos períodos sem a presença de sua família, o poder de destruição pode fazer companhia.


O samoieda é agitado?


O samoieda é um cachorro vigoroso e ativo, e está sempre pronto para se divertir. Portanto é uma raça que precisa de espaço e uma família muito disposta a brincar. Isso significa que apartamentos pequenos não são muito adequados para criar esse cachorro. O ideal são casas espaçosas para evitar contratempos.


Cuidados


Gentil e cheio de vida, o cachorro samoieda precisa de bastante atividades físicas. Ou seja, caminhadas, corridas, brincadeiras, aprender truques e desenvolver a sua inteligência. Além disso, o treinamento de obediência também é fundamental. Como o samoieda adora agradar os tutores e estar perto da família, tudo isso irá torná-lo ainda mais adorável e afetuoso. Tão amável que com o tempo você nem vai ligar de encontrar pelos espalhados pela casa, que aliás, dão um certo trabalho para cuidar. Contudo, este cuidado fará com que a sua relação fique cada vez mais forte e amorosa.


Alimentação


O samoieda necessita de nutrição de alta qualidade, sempre se atentando a quantidade recomendada. Isso porque esses cachorros tendem a ficar acima do peso, e precisam ter o nível de exercícios físicos adequados para evitar a obesidade. Além disso, água limpa e fresca deve estar sempre disponível.


Banho e escovação


Embora tenha a pelagem branca, o cachorro samoieda não necessita de banhos frequentes. O banho deve acontecer somente quando necessário. Em contrapartida, seu pelo necessita de manutenção semanal. Esse peludo precisa ser escovado e penteado de duas a três vezes por semana. Já na troca de pelo, é importante que esse cuidado seja diário.


Exercícios físicos e treinos


É importante estimular o seu samoieda cachorro de forma física e mental. Isso significa proporcionar passeios e prover aprendizados, como corridas e brincadeiras desafiadoras.


Unhas, dentes e orelhas


As unhas do samoieda devem ser aparadas a cada três ou quatro semanas ou conforme necessário. Também é importante cuidar da saúde bucal escovando os dentes, e limpar suas orelhas semanalmente.


Saúde


Quando o assunto é a saúde do samoieda, muitos futuros tutores de cachorro ficam preocupados. Mas não é preciso temer, pois em geral é uma raça muito saudável. Principalmente quando o samoieda filhote provém de criadores responsáveis. Contudo, é preciso dizer que como todas as raças, esses cachorros podem enfrentar alguns contratempos.


Quadril


A raça samoieda possui uma tendência a desenvolver displasia do quadril. Hereditária, essa doença gera uma má formação das articulações do quadril, causando dor e desconforto ao animal. A enfermidade pode se agravar gerando artrite e perda da mobilidade.


Olhos


O samoieda está propenso a desenvolver algumas doenças nos olhos, como o glaucoma, que é definido por uma pressão mais elevada nos olhos, e a atrofia progressiva na retina. Essas doenças podem ser hereditárias, gerar dor e levar à perda da visão.


Coração


Os cachorros dessa raça costumam ser mais suscetíveis a desenvolver um problema cardíaco chamado de estenose aórtica subvalvular. Essa doença é causada por um estreitamento da conexão entre o ventrículo esquerdo e a aorta. A patologia é grave e requer um cuidado em parceria com o veterinário.


Nível de exercícios do samoieda


A raça samoieda é caracterizada por cães cheios de vida, enérgicos e brincalhões. Por essa personalidade, esse cachorro de pelo branco necessita de exercícios e brincadeiras diariamente. Desfrutar de momentos divertidos no quintal com a família é uma enorme demonstração de carinho e cuidado com o peludo. Além disso, passeios são primordiais. Estima-se que seja necessário percorrer cerca de 13 km semanais ou prover 60 minutos de exercícios diários. Vale destacar que o cachorro samoieda deve sempre estar com a guia. Seu instinto caçador pode fazê-lo fugir, caso encontre uma presa que o instigue.


Preço


É provável que quem sonha em ter um samoieda filhote esbarre na dúvida: quanto custa? Então, para que você não precise buscar “samoieda preço”, nós já adiantamos que o preço pode variar de R$ 2.000 a R$ 11.000 — o valor foi calculado com base no preço de filhotes da raça nos principais sites de venda do país.


Antes de decidir comprar um cachorro, lembre-se que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs à procura de uma família amorosa. Adotar é tudo de bom!


Curiosidades


Anatomicamente à prova de baba


Uma das características mais encantadoras do samoieda é estar sempre sorrindo. Mas você sabia que esse sorriso perpétuo tem uma função? Além de mostrar que a raça samoieda é bem-humorada, os cantos virados para cima da boca evitam que os cachorros babem, o que impede a formação de gelo no rosto. Tudo fruto da evolução e desenvolvimento ao longo dos séculos nas gélidas montanhas.


Branco como a neve


Os pelos cintilantes do samoieda foram aprimorados pelo sol, enquanto a neve do Ártico foi responsável por clarear o seu espesso casaco peludo com um tom branco e brilhante.


Sou da paz


O samoieda já parece estar o tempo todo sorrindo, e isso demonstra muito da sua personalidade. É um cachorro tão alegre que estudos mostram que não há agressividade em sua natureza. Certamente, a raça samoieda não sabe brigar e nem lidar com brigas. Portanto, tem baixíssima tendência a morder ou atacar alguém ou um animal. Esse cachorro é tão da paz, que evita ao máximo avançar nos outros, preferindo usar o seu tamanho e o seu latido para assustar.




Fonte: Samoieda. DogHero. Disponível em: <https://love.doghero.com.br/racas/samoieda/>.


Nossas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

Endereço

Rua Albion, 632 

Lapa​​, São Paulo

CEP 05077-130

Contato

(11) 3462-8243

sac@petstick.com.br

Funcionamento

Segunda a sexta das 8h as 17h

By Amanda Belucio Godoi

Gtrade Importação e Comércio LTDA. | CNPJ: 16.800.676/0001-08