
Em geral, falar que uma cidade é pet friendly significa que cães e gatos são aceitos em vários estabelecimentos. Mas a questão vai muito além disso. Para ser ter o título, ela precisa levar em conta questões como o transporte de animais em ônibus e metrôs.
Afinal, o que fazer quando é preciso levar o animal ao veterinário, mas o tutor não tem carro ou recursos para pagar um serviço para fazer o trajeto com o peludo? Felizmente, desde 2015, algumas cidades, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, liberaram a entrada de animais em ônibus urbanos.
A iniciativa tem se expandido para outros municípios e diversos tipos de transporte, como o metrô. Veja algumas cidades que permitem o transporte de animais nos ônibus e no metrô, saiba como fazer o transporte de animais em segurança e conheça as regras!
Viajar com cachorro de ônibus urbano: uma vitória para pets e tutores
Imagine a situação: existe determinado parque com várias atrações para cachorros e você quer levar o seu! Só tem um porém: o parque fica do outro lado da cidade, você não tem carro e a grana anda curta para pagar um táxi. E agora?
Dependendo de onde você mora, a boa notícia é que você pode pegar um ônibus urbano com seu cão ou gato de estimação. Isso porque, desde 2015, diversas capitais passaram a permitir o transporte de animais em coletivos municipais.
Algumas das cidades em que o transporte de animais é permitido no transporte público são:
São Paulo;
Rio de Janeiro;
Curitiba;
Belo Horizonte;
Porto Alegre;
Salvador;
Recife;
Florianópolis.
Mais do que um capricho, a medida representa uma vitória em termos de inclusão. Afinal, garantir o acesso de mais gente à cidade é sempre algo positivo. Além disso, antes das mudanças nas leis, era mais difícil para pessoas com dificuldades financeiras levar o pet para atendimento em clínicas e hospitais veterinários públicos. Ou seja: também é uma grande vitória para melhorar a qualidade de vida dos peludos!
O transporte agora é permitido nos trens, metrôs e ônibus intermunicipais de SP
Outra conquista para animais e seus tutores veio em em janeiro de 2019, quando o governo de São Paulo liberou o transporte de cães e gatos também nos trens do metrô e da CPTM, além dos ônibus intermunicipais da EMTU.
Ficou ainda mais fácil, rápido e acessível, para quem mora na capital paulista, levar o companheiro de quatro patas até um restaurante, ir a determinada clínica veterinária e outros locais.
Mas atenção! Tanto nos ônibus quanto no metrô, é preciso conhecer e seguir direitinho as regras para evitar surpresas. Além disso, é claro, você deve escolher a caixa de transporte ideal para o seu pet.
Como transportar cachorro em ônibus e metrô
Antes de levar o pet com você no próximo passeio, saiba que esse tipo de transporte tem limitações. Apesar de parecerem burocráticas, elas garantem o conforto e a segurança não só dos outros usuários, como também dos próprios animais.
Sendo assim, é importante respeitar as regras de como transportar cachorro em metrô e ônibus. Até porque, ao descumpri-las, você corre o risco de ser impedido de entrar no transporte público.
Regras para transporte de cães em metrô e ônibus
Conheça, abaixo, as regras para transporte de cães em metrô e ônibus pela legislação na cidade de São Paulo:
Só é permitido o transporte de animais com peso de até 10 kg;
É obrigatório carregar o pet em uma caixa de transporte feita de material rígido e em boas condições, inclusive de higiene;
O transporte de animais só pode ser realizado fora dos horários de pico: antes das 6h, entre 10h e 16h e depois das 19h. No metrô, é aberta uma exceção em caso de procedimentos cirúrgicos agendados. Nessas condições, é obrigatória a apresentação de um documento assinado por um veterinário;
O pet não deve comprometer a segurança e o conforto dos demais ocupantes do veículo em decorrência de agressividade ou condições de saúde;
Quando solicitado, o tutor deverá apresentar a carteirinha de vacinação, atestando a imunização do pet contra doenças como a raiva,
Caso o pet ocupe um assento, o tutor poderá ser cobrado no valor de uma passagem extra pelo trajeto.
Confira nossos itens para tornar a viagem sua e do seu amiguinho mais tranquila. Uma dica na hora de escolher a caixa de transporte, é de que a caixa ideal é aquela que permite ao bichinho ficar em pé e dar a volta em seu próprio corpo. Mantenha-a sempre limpa e bom passeio!
Transporte de animais: posso levar meu gato ou cachorro no metrô ou no ônibus? Petz, 2019. Disponível em: < https://www.petz.com.br/blog/pets/caes/transporte-de-animais-onibus-metro/>. Acesso em: 23 de outubro de 2019.