Whippet



Esguio, ágil e charmosão. Quem resiste ao whippet? Conhecido por ser exímio nas pistas de corrida, o cachorro whippet se destaca por estar sempre em forma e solícito ao chamado de seu tutor. É o companheiro ideal para quem deseja viver grandes aventuras, mesmo que seja em seu próprio quintal.


Esse cão, que já foi de alucinantes competições de velocidade, hoje, corre atrás de seus tutores para brincar e pular. Ele tem um jeito todo cativante de olhar e pedir carinho, mas sem ser carente. Discreto, realmente mostra que nasceu na Inglaterra e se porta como um lorde. Assim, esteja preparado para lidar com um camarada esperto, atento e de beleza sem igual.


Origem do whippet: Inglaterra

Peso médio do whippet: 9-20 kg

Altura média do whippet: 45,7-55,8 cm

Expectativa de vida de whippet: 12-15 anos

Porte do whippet: médio.


História


Voltemos à Inglaterra do século XIX. O whippet, assim como vários outros cães, é fruto do cruzamento de raças de tamanho médio, como os Spaniels e os Greyhounds. Não se sabe exatamente quais delas deram origem ao nosso companheiro, mas os cães deste nicho possuíam uma particularidade: eram “galgos”. Isto significa que o whippet é um cão que caça utilizando sua visão, e não o faro. A partir disso, dá para se ter alguma noção de sua ancestralidade.


Para se compreender melhor como a raça se tornou popular em seu país, é necessário entender antes o contexto histórico e social. No auge da Revolução Industrial, os trabalhadores não possuíam muitos recursos para dispor com formas de lazer. Um dos esportes da época, por exemplo, era a corrida de cavalos, mas esta era acessível somente ao mais ricos. Então, o que fazer? Foi assim que descobriram a habilidade de corrida do whippet. Ele costumava perseguir animais pequenos, ou simples pedaços de pano, e isso garantia a diversão de muitos trabalhadores.


Assim, o galgo whippet conquistou não apenas um posto no pódio das corridas, como também o respeito e consideração de inúmeras famílias. Inclusive, foi graças a sua habilidade em questão que muitos trabalhadores conseguiram complementar sua renda. A raça foi oficialmente conhecida em 1888 e ficou conhecida como “cavalo de corrida do homem pobre”. Isso gera muito orgulho até hoje aos seus tutores.


Características


Cores do whippet


As cores da raça whippet podem ser cinco, sempre com a participação do branco nas partes inferiores de seu corpo:


  • Preta

  • Azulada

  • Fulvo (ferrugem)

  • Vermelha

  • Tigrada


O focinho costuma ser preto e seus olhos, castanhos.


Temperamento


Embora seu estilo de corredor passe a sensação de agitação constante, o whippet é um cão muito tranquilo, obediente e gentil com sua família. Morando em casa, basta deixá-lo livre pelo quintal para que ele possa se realizar. Mas, caso não seja possível, não se preocupe. Mesmo vivendo em apartamento, ele é um cão calmo e vai obedecer seus comandos prontamente. Basta cuidar do cantinho dele.


O whippet com crianças, estranhos e outros animais


A raça é extremamente gentil com as crianças e um ótimo companheiro para elas. Com estranhos é sempre recomendável manter supervisão. E, com outros cães, a festa está garantida: altas amizades e brincadeiras o dia todo!


O whippet late muito?


O Whippet é um cão que não late muito. Quando o faz, faz a fim de alertar seu dono sobre algum incomum. Do contrário, ele é bem calmo e paciente.


A raça é destruidora?


Muitos podem pensar que o Whippet seja um cão destruidor, que não deixará móvel intacto para contar história. Isto jamais acontecerá. A raça é considerada uma das mais obedientes, além de se adaptar facilmente a qualquer ambiente. Então, basta lhe reservar um espaço, cuidar dele e ser gentil com o Whippet, que ele retornará na mesma moeda.


O Whippet é agitado?


Não, o Whippet não é muito agitado. A questão é que ele gosta de correr e brincar. Logo, se você não está disposto a passear com ele, talvez não seja a raça mais recomendável para o seu perfil, porque ele precisa gastar energia.


Cuidados


Alimentação


Um porte atlético não se mantém comendo besteiras, não é mesmo? Esta regra também é válida para o Whippet. Assim, é interessante frisar que sua dieta deve ser balanceada, a fim de não lhe gerar sobrepeso.


Além disso, é recomendável que ele tome muito líquido, principalmente para repor aqueles perdidos nas corridas e demais brincadeiras durante o dia.


E, por fim, sempre que pretender dar algo a ele além da ração, como frutas, pergunte antes a um veterinário quais são as mais recomendáveis, principalmente as que puderem lhe proporcionar mais fibras e nutrientes.


Banho e escovação


O Whippet não precisa de banhos com muita frequência, mas, em dias de muito calor, são sempre muito bem-vindos por ele. Além disso, devido ao seu pelo curto, a remoção da sujeira fica muito mais fácil a partir de uma simples e suave escovação.


Unhas e orelhas


As unhas do Whippet devem ser cortadas até duas vezes por mês. Se ele puder gastá-las normalmente, nas corridas ou fazendo escavações pelo quintal, melhor ainda. Unhas compridas podem lhe causar desconforto e dor.


As orelhas devem ser vistoriadas regularmente, evitando que sujeiras e insetos se alojem em suas dobrinhas. Lave-as com cuidado, dando preferência a um paninho ou algodão úmido para retirar os detritos.


Dentes e olhos


Escove os dentes do Whippet de duas a três vezes por semana. Quanto aos olhos, limpe-os sempre com um o auxílio de um algodão úmido para retirar sujeiras comuns, e cheque se há alguma irritação devido à poeira ou outras alterações.


Saúde


A raça Whippet possui uma saúde de ferro! Há pouquíssimas enfermidades que podem acometê-lo, e essas geralmente vêm com a idade, algo considerado normal para os parâmetros de saúde canina.


  • Joelhos: embora não apresente problemas nos joelhos, não é aconselhado exagerar no nível de exercícios, por conta das articulações.

  • Pele: tem sensibilidade à anestesia e pode manifestar algumas alergias, tendo em vista sua pele, que é fina e de pelo curto.

  • Olhos: pode desenvolver Atrofia Progressiva da Retina, Catarata e Distrofia Corneana em decorrência da idade avançada. São condições que podem levar à cegueira com o tempo. Seu tratamento é feito com orientação médica, com auxílio de medicamentos.


Nível de exercícios do cachorro


O Whippet é um cão que requer um nível médio de exercícios, com até sessenta minutos diários. E, como ele é um corredor nato, o ideal é passear com ele todos os dias.


Se tiver espaço no quintal, o tutor do Whippet pode apostar em corridas atrás do frisbee. Se morar em apartamento, a dica é caminhar com ele pelas áreas livres o máximo de tempo possível, encaixando num momento e outro uma leve corridinha.


Mas sempre que for fazer atividades deste tipo, faça-as antes das dez da manhã e depois das 18h, pois o Sol entre esses horários pode prejudicá-lo tanto por causar queimaduras em sua fina pele como por queimar suas patinhas.


Preço


Ficou imaginando quanto custa ter um Whippet na sua família? De acordo com os sites de vendas do Brasil, o preço médio varia de R$800 a R$4.000. Essa estimativa foi calculada com base no preço de filhotes da raça divulgados nos principais sites de venda do país.


Mas, antes de decidir comprar um cachorro, lembre-se que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs à procura de uma família amorosa. Adotar é tudo de bom!


Curiosidades


  • Espertão: o Whippet encontra-se na posição 51 da lista de Stanley Coren, que categoriza os cães do mais ao menos inteligente.

  • Ligeirinha: a raça pode atingir até 65 km/h, sendo mais veloz que um canguru, um urso ou um veado.

  • Origem do nome: “Whippet”, vem da palavra Whip que, em inglês, significa chicote. Essa analogia se deu devido à sua velocidade de corrida, que mais se assemelha a uma chicotada no ar.



Fonte: Whippet. DogHero. Disponível em: <https://love.doghero.com.br/racas/cachorro-whippet/>.


Nossas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

Endereço

Rua Albion, 632 

Lapa​​, São Paulo

CEP 05077-130

Contato

(11) 3462-8243

sac@petstick.com.br

Funcionamento

Segunda a sexta das 8h as 17h

By Amanda Belucio Godoi

Gtrade Importação e Comércio LTDA. | CNPJ: 16.800.676/0001-08